EZEQUIAS
Ezequias confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que não houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele. 2 Reis 18:5Devemos prestar muita atenção à história do rei Ezequias, especialmente em dois episódios simultâneos ocorridos em sua vida: a ameaça da invasão assíria e a doença mortal que o atingiu. Deus determinou que três livros de Sua Palavra registrassem essas informações – Isaías, 2 Reis e 2 Crônicas. Isso é algo incomum e muito especial. Embora certas verdades sejam repetidas e apareçam em diversos livros bíblicos – como é o caso da criação e da lei de Deus –, poucas narrativas bíblicas são mencionadas três vezes, incluindo aquelas vivenciadas ou contadas por Jesus.
De todos os 42 reis de Israel e Judá, sem dúvida o melhor foi Davi. O segundo melhor provavelmente tenha sido Ezequias. Esse rei fez uma grande reforma espiritual, de modo que o templo foi purificado e voltou a funcionar (2Cr 29), os sacerdotes e levitas foram reempossados em suas atividades ministeriais (2Cr 29:35), e o povo, convocado a deixar os ídolos e voltar para Deus (2Cr 30:7-9), correspondeu. Como resultado, Deus “sarou o povo” (2Cr 30:20). Feito isso, destruíram os altares e as estátuas, objetos de culto pagão que infestavam as cidades (2Cr 31:1).
Depois disso, Ezequias foi ameaçado pelos exércitos da Assíria e adoeceu. Enviado por Deus, o profeta Isaías o visitou e trouxe a mensagem de que sua enfermidade era fatal. O rei, profundamente tocado, chorou muito e orou ao Senhor. Deus ouviu sua oração e mandou que o profeta retornasse com a mensagem de que o rei teria mais 15 anos de vida. Acrescentou, também, que Deus defenderia a cidade de Jerusalém (2Rs 20:5, 6). Ezequias ficou tão feliz que compôs um cântico, no qual ele diz: “O Senhor veio salvar-me” (Is 38:20). E como Deus o curou? Foi feita uma pasta de figos e colocada sobre a parte enferma do corpo (2Rs 20:7).
Mesmo vivendo de acordo com a vontade de Deus, enfrentamos grandes dificuldades. Mas, quando parece não haver saída para nossa situação, podemos clamar a Deus. Ele pode trazer livramento de modo natural ou sobrenatural, pois é Senhor de ambos. Confiemos Nele sempre, porque Deus é por nós.
MEDITAÇÃO DIÁRIA
14 de abrilhttps://mais.cpb.com.br/meditacao/ezequias/
https://youtu.be/c59og6MWvmk
Nenhum comentário:
Postar um comentário