MEDITAÇÃO DIÁRIA
10 de outubro, domingo
MILAGRE NO VENTRE
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Mateus 1:23
Com todo seu conhecimento científico, a sociedade moderna não pode explicar a origem da vida de modo satisfatório. Nos últimos anos, a ciência avançou muito, e foram feitas várias descobertas sobre os genes, o DNA, os hormônios e o desenvolvimento do embrião, mas a explicação sobre como os seres vivos passaram a existir ainda é um mistério.
Porém, existe algo ainda mais misterioso para o ser humano: o nascimento do Filho de Deus. Além da razão pela qual Deus resolveu deixar Seu trono eterno e Se unir à raça humana, há a intrigante questão da maneira como ocorreu essa união. Isso constitui o milagre biológico do nascimento de Cristo, maior do que qualquer milagre que Ele realizou durante Seu ministério.
A explicação mais elucidativa da Escritura sobre o milagre do nascimento divino está no relato do médico Lucas, ao citar as palavras do anjo que anunciou as boas-novas a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o Ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lc 1:35).
Há uma analogia com esse milagre que, se não o explica, pelo menos o torna mais significativo. É o novo nascimento. Essa obra também é realizada pelo Espírito Santo. Em ambos os casos, o Espírito Santo “envolve” ou impregna. A mesma palavra é usada em relação à nuvem que envolveu o pequeno grupo no monte da transfiguração (Lc 9:34). Quando o Espírito Santo Se apodera completamente de um pecador, o resultado é regeneração, novo nascimento. O pecador renasce na família de Deus e participa da natureza divina.
Há uma diferença entre os dois nascimentos: a nova e divina natureza ocorre no sentido espiritual. Quando Cristo nasceu, Ele Se tornou um de nós no sentido pleno. Além disso, Ele assumiu a forma humana por toda a eternidade. Embora continue sendo Deus Soberano, reterá Sua humanidade para sempre. É irmão consanguíneo da humanidade. Isso não é maravilhoso? Diante de tanto amor, a atitude mais correta para nós hoje é colocar inteiramente nossa vida nas mãos Dele.
Raymond H. Woolsey, 16/2/1979
Nenhum comentário:
Postar um comentário