MEDITAÇÃO DIÁRIA
8 de outubro, sexta
A ORAÇÃO QUE É ATENDIDA
Chegue à Tua presença a minha oração, inclina os ouvidos ao meu clamor. Salmo 88:2
Orar é muito mais do que simplesmente pronunciar algumas palavras dirigidas a Deus, expor-Lhe pedidos e apresentar-Lhe gratidão ou contar-Lhe algumas coisas. A oração envolve algo muito importante que se chama fé. E fé é mais do que crença, pois implica confiança e também certeza.
Fé é a certeza de que, quando você ora, Deus ouve e está atento a tudo o que você diz. E claro que isso não quer dizer que de imediato você vai receber tudo que pedir. Deus não é como o proprietário de um disk-pizza, que você telefona e depois de 20 minutos a campainha de sua casa toca e ali está, na sua porta, a pizza quentinha.
Precisamos saber que tudo que pedimos em oração tem que obedecer a dois elementos muito importantes. Primeiro: nunca deveríamos pedir qualquer coisa que, de antemão, já sabemos que não é do agrado de Deus. E, em segundo lugar, mesmo solicitando coisas justas, corretas e boas, devemos confiar que a vontade divina é sempre a melhor resposta para nós. Aliás, foi exatamente essa a orientação que Jesus deu na oração modelo.
Há outro fator decisivo, apresentado pelo salmista, para que as nossas orações sejam atendidas por Deus: “Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” (Sl 66:18). Outras versões refletem o mesmo pensamento em linguagem diferente: “Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido” (NTLH); “Se eu atender à iniquidade no meu coração...” (ARC).
Em uma linguagem bem simples, podemos parafrasear: “Se eu estiver praticando o pecado e guardando-o em meu coração, o Senhor não me ouvirá.” Foi por isso que o profeta Isaías disse: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus” (Is 59:2). Se porventura suas orações não têm encontrado o eco da resposta divina, examine sua vida e maneira de orar. Saiba que há uma oração que Deus nunca deixa de atender: quando clamamos a Ele por perdão, ajuda e força para não pecar.
Rodolpho Gorski, 8/10/2003
https://youtu.be/R57FEdvCDVk
Nenhum comentário:
Postar um comentário