MEDITAÇÃO DIÁRIA
8 de setembro, quarta
CAOS
Naqueles dias, não havia rei em Israel, e a tribo dos danitas buscava para si herança em que habitar; porquanto, até àquele dia, entre as tribos de Israel, não lhe havia caído por sorte a herança. Juízes 18:1
Nenhum rei em Israel, nenhum líder nem chefes de tribos! Nenhuma organização, e os últimos quatro capítulos de Juízes registram os trágicos resultados: “Cada um fazia o que achava mais reto” (Jz 21:25).
Há muita semelhança com os tempos em que estamos vivendo. Crimes tomam conta das ruas e das cidades. Se um criminoso é preso, muito tempo passa antes que seja levado ao tribunal para julgamento, devido ao acúmulo de casos nas cortes de justiça. Greves nas indústrias aumentam constantemente, e os que desejam trabalhar são intimidados. Elementos subversivos manipulam estudantes nas universidades e colégios, a ponto de fazê-los esquecer o verdadeiro propósito da educação. Todos desejam fazer o que é direito aos próprios olhos, não importando as consequências. Essa é uma rota que levará certamente à destruição de valores fundamentais da sociedade.
O cristão pode tirar lições da experiência de Israel em comparação com os acontecimentos da atualidade. Onde cada pessoa é lei para si mesma, o Espírito de Deus não pode estar presente. E quando o Espírito de Deus é rejeitado, instala-se o caos. O mesmo é verdade em relação à igreja. Quando surgem os que desejam fazer o que é direito aos próprios olhos, recusando cooperar com os líderes de Deus, opondo-se a programas e ensinos da igreja e animando outros a fazerem o mesmo, estão em perigo de rejeitar o Espírito Santo.
Deus quer que Seu povo esteja unido hoje e participe da grande obra: ganhar pessoas para Cristo. Cristo é nosso Rei. Seu Espírito é nosso Guia. Quando seguirmos Sua liderança individualmente, estaremos unidos como um povo, realizando o propósito de Deus. E Ele não permitirá que coisa alguma atrapalhe Sua obra.
William L. Barclay, 5/5/1973
Nenhum comentário:
Postar um comentário