quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Ossos Secos - Ezequiel 37

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Ezequiel 37

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Assim como uma nação morta, sem vida, pode ser vivificada, uma igreja moribunda, apática e fria pode ser reavivada pelo poder sobrenatural do Espírito Santo.

Leia o texto sagrado, focalize-se na mensagem do profeta inspirado. Então, reflita: Você já…

• …pregou a Palavra de Deus e se sentiu como Ezequiel, pregando a ossos secos?

• …teve a sensação de não ver nenhuma ação após seus apelos ao final do sermão?

• …percebeu que os membros da igreja são tão frios e indiferentes à verdadeira, impactante e profunda mensagem divina como se fossem ossos ressecados?

O pecado resseca a vida espiritual. A negligência às coisas do alto é um veneno para a religiosidade. Colocar Deus em segundo ou último plano nos mata espiritualmente.

Os ossos secos (vs. 1-3) é um exército espiritualmente morto (vs. 4-8). No grande conflito, soldados mortos não lutam, não têm reação alguma. Porém, quando a verdadeira Palavra de Deus imbuída do poder do Espírito é devidamente proclamada, o maior dos milagres acontece. O exército morto recebe nova vida (vs. 9-14) e os soldados se unem para a batalha divina (vs. 15-28).

O vale onde estava os ossos se refere ao povo de Israel espalhado pelas nações do mundo. O texto não fala da segunda vinda de Cristo, mas do poder revivificador de Deus. Também não fala da ressurreição física dos mortos, mas do reavivamento aos mortos espirituais. Assim como Deus restauraria a vida espiritual da nação judaica, Ele pode reviver uma igreja morta.

A pregação da Palavra veiculada no poder sobrenatural do Espírito Santo é o meio de restaurar, unificar e purificar um povo vivendo sob a desgraça e miséria do pecado.

Os pedaços de madeira representavam a nação de Israel, que fora divida em duas após a morte de Salomão. Deus, porém, promete unificar Seu povo! Deste sermão de Ezequiel (vs. 15-28) destacamos as seguintes lições:

• A união provida pelo Espírito Santo segue-se à eliminação da ambição, inveja e inimizade do povo de Deus.

• Jesus precisa ser o único Senhor de todos; e todos devem ser seus humildes súditos.

• O reavivamento e a reforma à parte da Palavra e do Espírito Santo são falsos.

• O remanescente fiel surge pela atuação do Espírito Santo através da Palavra Divina.

• Deus quer reavivar-nos urgentemente!

Animemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Só de passagem

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 1° de dezembro Só de passagem Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai ...