sábado, 5 de maio de 2018

ATOS 11 Comentário Pr Heber Toth Armí

ATOS 11
Comentário Pr Heber Toth Armí

 O crescimento individual e coletivo é fundamental no cristianismo.

Jesus intentou transformar Judas, mas Judas não deu a devida permissão. Assim, também, muitos não permitem que Jesus limpe absolutamente sua vida das imundícias do pecado e restaure as degradações causadas pelo maligno. Para Jesus não existe caso perdido a não ser que a pessoa Lhe negue. 

A condição de Pedro era pior que a de Judas. “Pedro, impetuoso, precipitado e cheio de confiança própria, aparentemente esteve em situação mais desvantajosa do que Judas. Foi mais vezes censurado pelo Salvador. Mas que vida de atividade e sacrifício foi a sua! Que testemunho deu do poder e da graça de Deus!” (Ellen G. White).

Nessa altura, ainda Pedro estava em processo de transformação. Ainda precisava ser moldado em muitas áreas por Jesus.  Assim como Pedro tinha pensamentos errôneos sobre os propósitos de Deus, a igreja de sua época também tinha. 

• E, quanto à Igreja de nossa época?

Ao começarem a compreender que tanto judeus quanto gentios são pecadores e carecem da mesma graça e plano de salvação, a Igreja cresceu e avançou. Observe o esboço proposto por Warren W. Wiersbe. A Igreja de Jerusalém...

1. ...aceita os gentios (vs. 1-18);
2. ...encoraja os gentios (vs. 19-26);
3. ...recebe ajuda dos gentios (vs. 27-30).

Observe atentamente:

A palavra “Cristo” no grego não é outra coisa que a tradução da palavra hebraica “Messias”, o Ungido. “Foi em Antioquia que Seus adeptos receberam pela primeira vez o nome de ‘cristãos’, ou seja, de ‘messianistas’ (11:26)” (Oscar Cullman).

• A igreja primitiva amadurecia! 
• Como está nossa igreja?

Steven Sheeley observou que, “a conversão de Cornélio foi o episódio que coroou a missão de Pedro aos judeus. Seu envolvimento na eliminação da última barreira para a expansão mundial do evangelho não foi coincidência. Nenhum outro líder impunha o mesmo respeito que Pedro; seu testemunho era inquestionável. As palavras de Pedro dão um bom resumo dessa passagem vital: ‘Quem era eu para que pudesse resistir a Deus? (11:17). A mensagem de Lucas é que ninguém pode opor-se a Deus ou à difusão do seu evangelho. Agora estava montado o palco para o trabalho de Paulo, que levaria o evangelho para além das fronteiras da Palestina”.

Avancemos no reavivamento, é plano divino! – Heber Toth Armí #rpsp #ebibico #rbhw

Nenhum comentário:

Mão salvadora

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 24 de novembro Mão salvadora Ele os tirou com mão poderosa e braço estendido, porque a Sua mi...