Como sopra o vento, 13 de Outubro
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. João 3:5.
A estas palavras Nicodemos ficou atônito e indignado. Considerava-se não só homem intelectual, mas também piedoso e devoto. ... Não podia harmonizar essa doutrina da conversão, com o que entendia ser a religião. Não conseguia explicar, de modo satisfatório para si mesmo, a ciência da conversão. Jesus, porém, mostrou-lhe, por uma figura que não podia ser explicada por nenhum de seus métodos formalistas. Jesus lhe chamou a atenção para o fato de que não podia ver o vento, no entanto percebia a sua ação.
Poderia nunca ser capaz de explicar o processo da conversão, mas seria capaz de discernir-lhe o efeito. Ouvia o som do vento, que soprava onde queria, e via o resultado de sua ação. O agente operador não se revelava à vista. ... Nenhum raciocínio humano, do maior sábio, poderia explanar as operações do Espírito Santo na mente e caráter do homem; todavia são vistos os efeitos na vida e nas ações. ...
Não estava ele disposto a admitir a verdade, porquanto não entendia tudo que se relacionava com a atuação do poder divino; e no entanto aceitava os fatos da natureza embora não soubesse explicá-los, nem mesmo compreendê-los. Como outros homens de todos os séculos, estava ele olhando às formas e às meticulosas cerimônias como de mais necessidade à religião, do que a profunda atuação do Espírito de Deus. — The Review and Herald, 5 de Maio de 1896.
É possível que nos tenhamos lisonjeado, como o fez Nicodemos, com a idéia de que nossa vida tem sido justa, nosso caráter moral reto, julgando não termos necessidade de humilhar perante Deus o coração, como um pecador vulgar. Mas quando a luz de Cristo nos ilumina a alma, vemos quão impuros somos; discernimos o egoísmo dos nossos motivos, nossa inimizade contra Deus, que têm maculado todos os atos de nossa vida. Reconheceremos então que nossa própria justiça é na verdade como trapos imundos, e unicamente o sangue de Cristo nos pode lavar da mancha do pecado e renovar-nos o coração à Sua semelhança. — Caminho a Cristo, 28, 29.
Este texto vem do livro devocional Vidas que Falam pelo Ellen G. White.
Para ver mais de seus livros, visite egwwritings.org
Para ver mais de seus livros, visite egwwritings.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário