Neemias 11
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Estruturar a vida, a família, a cidade e a comunidade conforme Deus quer faz toda a diferença na vida de uma sociedade.
F. Charles Fensham oferece-nos o seguinte esboço:
1. Pessoas assentadas em Jerusalém
a) Jerusalém é repovoada (vs. 1-2)
b) Leigos que morariam em Jerusalém (vs. 3-9)
c) Sacerdotes (vs. 10-14)
d) Levitas (vs. 15-18)
e) Outros grupos (vs. 19-24)
2. Cidade de Judá e Benjamim (vs. 25-36).
A estratégia de Neemias era lançar sortes para saber quem habitaria a cidade de Jerusalém, com exceção dos príncipes que deveriam dar o exemplo. O lançar sortes foi uma forma de Deus responder a Seu povo tanto no Antigo como no Novo Testamento (Provérbios 16:33; Atos 1:26).
Habitar a cidade de Jerusalém só tinha vantagens espirituais, inicialmente. A cidade era alvo dos inimigos, estava em ruínas, devido aos pedregulhos sua terra era difícil de trabalhar. Havia um sacrifício para deixar seus lugares para mudar-se para Jerusalém. Nem sempre é fácil viver à altura da vontade de Deus, contudo, o melhor lugar para se estar é onde Deus quer.
Na cidade estava o templo. Os moradores deveriam prezar por ele e seu funcionamento. O templo deveria ser o centro do povo de Deus. O alvo para o futuro era a vinda do Messias. Jerusalém deveria ser um lugar de preparo para receber o Salvador.
Como os judeus da época de Neemias, os crentes atuais passaram por um cativeiro, e a igreja passou por uma reestruturação (Daniel 7:23-27; Apocalipse 10-11) devido à perseguição e apostasia na história (II Tessalonicenses 2:1-6). Na atualidade, a igreja é a agência preparatória para o retorno do Messias.
Atente para os pontos importantes na preparação para a segunda vinda de Cristo:
• A vontade de Deus deve ocupar a vontade do crente;
• O culto a Deus deve ser central na vida do crente;
• O serviço a Cristo deve ser prioridade na vida do crente;
• Seguir os princípios bíblicos deve ser o estilo de vida do crente.
Saber e fazer a vontade divina enche-nos de satisfação. “Nada se compara à sensação de saber que nos encontramos onde Deus deseja que estejamos e fazendo o que Ele quer que façamos!” (John Paulien).
Nenhum comentário:
Postar um comentário