II Crônicas 33
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Existem verdades bíblicas que devem ficar sempre à nossa frente, a fim de confrontar nossa ingenuidade e esquecimento.
Atenção!
• Filho de pai mal pode ser bom, assim como filho de pai bom pode ser mal. Quem você é depende de tua decisão mais do que quem seus pais foram/são.
Antes de avançar na leitura deste comentário, leia o texto bíblico com atenção e oração!
“Apesar de ter um pai extremamente devoto, Manassés foi o rei mais perverso de toda a história de Judá”, diz William MacDonald.
Manassés, apesar de ter sido filho de pais consagrados e apesar dele ter subido ao trono quando era bem jovem, ele foi ingrato e alheio a Deus.
• Isso prova que nem todo filho que descamba para as veredas do inferno é porque os pais falharam na educação.
Apesar de Manassés ter sido um dos piores reis do povo de Deus, Deus permitiu que ele tivesse o reinado mais longo de todos os reis israelitas. Seu governo durou 55 anos; com isso Deus deu oportunidades recheadas de advertências a fim de que ele se salvasse.
• Deus não desiste daqueles que desistem dEle.
Apesar de liderar o povo de Deus em pecados contra Deus, de profanar a casa de Deus, de tornar-se um feiticeiro e assassino até mesmo de seus próprios filhos e de profetas (vs. 1-10), Deus intentava salvar-lhe. Por isso, permitiu que ele fosse preso, humilhado, e sofresse as terríveis consequências do pecado (vs. 11-12).
Com o tempo, Manassés converteu-se; ele aceitou a graça de Deus em favor dele, ele se humilhou e orou diante da infinita bondade e misericórdia divina. Deus o perdoou, mas as consequências de suas maldades não foram canceladas: Ele teve um filho, Amom, que reinou em seu lugar, mas fez as maldades que seu pai fizera (vs. 10-25).
• Só não vai se salvar quem não quer aceitar a infinita graça de Deus oferecida e disponível a todo pecador.
Manassés...
1. ...Exemplifica que, por mais piedoso e consagrado que sejam teus pais, o que você vai ser depende de você.
2. ...Revela que, por mais fundo na lama que você caia, a mão de Deus está lá para te libertar.
3. ...Nos mostra que nem tudo está perdido com Deus!
Reavivemo-nos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário