II Crônicas 24
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Diga-me que você anda com Deus que te direi quem tu és. Dito de outra forma, priorize o pecado e rejeite aos mensageiros de Deus e, ainda que me digas que serves a Deus, eu jamais acreditarei.
Observe atentamente as duas fazes da vida de Joás:
1. Ao ceder às influências piedosas, a vida de qualquer indivíduo, inclusive rei, priorizará a Deus, Sua vontade, Seu reino e a espiritualidade de Seu povo. Joás, sob a influência positiva, desde os 7 anos no reino, “fez o que era reto perante o Senhor todos os dias do sacerdote Joaiada”, não todos os dias de sua vida. Nesse tempo, ele foi zeloso com a Casa de Deus e regeu um movimento objetivando a restauração dessa Casa que havia sido arruinada no período de Atalia (vs. 1-16).
2. Ao ceder às influências perversas, a vida de qualquer indivíduo, inclusive rei, desprezará a Deus, Seus mensageiros e Sua vontade para prezar pela frieza e indiferença. Após a morte de Joiada, Joás deixou-se guiar pelas pessoas perversas; consequentemente, mandou matar o filho de seu tutor quando este, cheio do Espírito Santo, profetizou a ira do Senhor contra Judá e Jerusalém; certamente, o juízo veio! Joás morreu de forma vergonhosa, infelizmente (vs. 17-27).
Os ex-exilados judeus tinham estas duas opções de vida. Nós também. Nossa vida pode ter duas fases: Sem Deus, e com Deus; contudo, estaremos em desvantagem se morrermos longe de Deus.
Quem anda com Deus, buscando Sua presença e priorizando Sua vontade certamente mostrará zelo pelas coisas sagradas. Mas, quem se divorcia de Deus, fará coisas perversas e morrerá como quem foi ímpio a vida inteira.
Nossa atitude para com Deus hoje faz total diferença na vida presente e futura. Servimos a Deus e receberemos bênçãos, ou, servimos ao pecado e atrairemos juízos. O sacerdote Joiada foi sepultado com os reis (v. 16), mas, o rei Joás, não! (v. 26).
Podemos fazer o que quisermos com nossa vida, só não poderemos escolher os resultados que queremos. Podemos escolher servir a Deus ou ao diabo, mas não há como sermos abençoados vivendo em pecado.
O Pr. Gerson Pires de Araújo já dizia: “Oxalá cada um soubesse que é dono de seu próprio destino”.
http://moracao.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário