Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Quem permanece ao lado de Deus experimentará a vitória apesar das ameaças e ambientes de risco; porém, quem se opõe a Deus verá que “se ficar o bicho come, se correr o bicho pega”.
Baseando-se em I e II Samuel e também em I e II Reis o cronista vai além da história; ele oferece ao leitor a interpretação da história. As tribos do reino do Norte não foram enfatizadas em Crônicas porque seu objetivo primário não era recontar ou reconstruir a história, mas destacar a atuação divina.
A história de Joás e Atalia acha-se em II Reis 11. No capítulo em estudo não há reiteração, mas interpretação dos fatos. O cronista está fazendo teologia, a qual é acessível ao leitor leigo.
1. Existiram desafios para preservar a dinastia davídica entre o remanescente do povo de Deus; Joás foi rigidamente preservado e, aos sete anos, foi coroado rei; sendo ele o único remanescente da casa de Davi (vs. 1-11).
2. A conspiração contra a promessa de Deus era grande, mas quem se opõe a Deus não verá vingar seus planos maquiavélicos; a traidora Atalia projetou sua traição aos defensores da causa de Deus, mas foi logo assassinada para não mais interferir no avanço da promessa divina (vs. 12-15).
3. Ao seguir à risca as instruções bíblicas da aliança, a igreja de Deus (aqui representada pela nação de Judá) experimenta reavivamento, paz e alegria; é exatamente o reatar da aliança com Deus que o cronista destaca da história de Israel após a morte de Atalia (vs. 16-21).
Há no texto uma ênfase ao templo, um cuidado e uma reverência com as especificações dadas por Deus. A liderança levítica também é destaque. Mas, o que mais importa é a aliança, a qual é fundamentada na Palavra de Deus.
• Quando a Bíblia rege a nossa vida, o resultado será sempre positivo.
• Quando nosso alvo é fazer a vontade de Deus, não titubearemos ainda que corramos riscos.
• Quando Deus planeja alcançar um objetivo, ninguém conseguirá impedi-lO.
• Quando a salvação está em jogo, Deus tem Seus meios de abrir caminhos onde está cheio de entulhos e obstáculos.
O Messias viria mesmo que as hostes do mal intentasse impedir. Reavivemo-nos: Deus visava nossa salvação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário