Comentários: Pr. Heber Toth Armí
A bondade pode facilmente ser confundida com maldade, dependendo do que o indivíduo, alvo dessa bondade, tem na cabeça. A falta de percepção espiritual, discernimento moral, e sabedoria celestial pode causar destruição total diante de graciosas cortesias.
Davi vivia momentos de prosperidades e bênçãos. Logo, retribuía aos outros o bem que Deus havia-lhe concedido:
• Deus graciosamente dá a Davi muitas vitórias sobre nações inimigas (8:1-18);
• Davi graciosamente demonstra bondade a Mefibosete (9:1-13);
• Agora, graciosamente Davi mostra bondade a Hanum (10:1-19).
A boa intenção de Davi estava bem nítida no tratamento ao neto aleijado de Saul, o qual não tinha como retribuir-lhe em nada o bem recebido. Desta forma, não havia segundas intenções de Davi para com Hanum, o qual vivia a dor da morte de seu pai: Davi mandou-lhe condolências.
1. Os amonitas descendiam de Ló com a filha caçula (Gênesis 19:30-38); Naás, o pai de Hanum, rei amonita, incomodara aos israelitas, que, temendo propuseram aliança. Naás aceitou, porém, exigiu furar os olhos de homens e mulheres do município de Jabes-Gileade. Consequentemente, Saul os derrotou (I Samuel 11:1-11). Contudo, quando Davi refugiou-se em Gate, próximo ao povoado amonita na transjordânia, Naás auxiliou-o. Por isso, Davi queria retribuir-lhe o favor (II Samuel 10:1-2).
2. Porém, o enlutado Hanum, motivado por conselheiros medrosos, humilha aos enviados de Davi, rapando-lhes a cabeça, tirando metade da barba, rasgando suas roupas até às nádegas, e mandando-os embora (vs. 4-5);
3. O que poderia ter gerado resultados positivos, virou guerra; os amonitas reforçaram seu exército convocando os sírios para atacar Davi por sua bondade. Foi como se eles tivessem virado as armas contra si mesmos na companhia de outros povos que também se uniram contra Davi (vs. 6-19).
Lições de vida:
• O comportamento daqueles que não servem a Deus é imprevisível, absurdo.
• Decisões e reações baseadas no medo geralmente são desprovidas de sabedoria.
• Conselheiros desprovidos da percepção e discernimento espirituais interpretam “caridade” como “periculosidade”.
• Ímpios tratam mal àqueles que lhes desejam o bem.
• Hostes se levantam tentando a destruição daqueles que promovem o bem.
• Nem sempre fazer o bem será positivo!
• Isso explica o desprezo a Cristo por inúmeros ignorantes do mundo!
Certamente o bem vencerá, pois Cristo venceu o mal. Portanto, hoje vivamos com sabedoria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário