Comentários– Heber Toth Armí
Mais que um manual de instrução, a Bíblia é um manual de vida! Desviar-se dela significa preferir o caminho da morte.
Após ler o capítulo bíblico, avance a leitura deste comentário com oração e atenção. Primeiramente, note o panorama geral deste segundo capítulo do primeiro livro de Reis:
1. Antes de morrer Davi aconselha sabiamente a seu filho Salomão (vs. 1-12);
2. Antes de assumir propriamente a regência de Israel, Salomão teve que fazer uma faxina radical, resolver algumas pendências deixadas por seu pai:
a) Adonias foi morto por ter praticado o pecado da sedição (vs. 13-25);
b) Abiatar, sacerdote que apoiou Adonias em suas ambições políticas, embora expulso do cargo, permaneceria vivo, devido ao serviço leal a Davi (vs. 26-27);
c) Joabe, executado pelos seus erros passados e por sua associação traiçoeira com Adonias (vs. 28-35);
d) Simei, ainda que praticara muitas injustiças, viveria sob condicional; mas, após ultrapassar o limite acordado com Salomão, foi morto (vs. 36-46).
A monarquia humana geralmente foi marcada pela autoridade e assassinato a fim de ser estabilizada. Seria plano divino?
Reflita na última sentença deste capítulo escrito pelo autor inspirado conforme traduzido do hebraico ao português na Bíblia de Jerusalém: “E a realeza então consolidou-se nas mãos de Salomão”.
A Bíblia de estudo Andrews faz a seguinte síntese: “Este capítulo narra como o reino foi assegurado nas mãos de Salomão. Começou com as instruções de Davi ao filho sobre como executar justiça, proteger seus aliados e eliminar inimigos em potencial”.
Por mais que esteja dando certo, nunca tinha sido plano de Deus que Seu povo tivesse um rei à parte dEle. Jim Zackrison amplia esta questão dizendo que, “Israel, por ter escolhido um rei, haveria de sofrer para o resto de seus dias por sua decisão desastrada”. Contudo, Deus estava sendo paciente, amoroso e gracioso. Por isso, diz Zackrison:
“Como devemos ser todos gratos por Deus ainda estar disposto a trabalhar conosco, não importando como tenhamos errado o caminho”.
Certamente, Deus...
• ...cede, abre mão e adapta-Se para não perder as pessoas criadas a Sua imagem e semelhança;
• ...ajuda, abençoa e guia até quando Seus filhos descambam por caminhos que Ele nunca traçou.
• ...merece mesmo nossa devoção, amor e adoração!
•...é Rei dos reis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário