Leitura Bíblica – Rute 4
O livro de Rute-Conclusão
Comentários: Pr. Heber Toth Armí
Deus não é machista e, nem tampouco a cultura bíblica. Além disso, a Bíblia não é exclusivista, ou regionalista. Rute era mulher, pagã, estrangeira, descendente de incesto (relação sexual da filha com o pai – ver Gênesis 19:37).
• “O livro de Rute é, em essência, um relato acerca de uma mulher, um livro sobre o qual Deus colocou seu selo de aprovação ao incluí-lo na biblioteca divina” (J. Vernon McGee).
Merril F. Unger destaca três pontos deste capítulo:
• O parente mais próximo renuncia ao seu direito (vs. 1-8).
• Boaz efetiva o resgate e casa com Rute (vs. 9-17).
• Genealogia messiânica (vs. 18-22).
“O livro de Rute conclui com uma curta genealogia, ligando Perez (filho de Judá) com Davi. Obede, filho de Rute e Boaz, torna-se o pai de Jessé, e Jessé, o pai de Davi, o maior rei de Israel. O próprio Messias viria ao mundo mil anos depois do grande monarca, sendo chamado filho de Davi”, comenta Hernandes Dias Lopes. E, então, acrescenta:
“O autor do livro de Rute não olha apenas para Obede, ele levanta seus olhos e vê mais além. Ele olha para a história da redenção. Deus não estava trabalhando apenas para prover bênçãos materiais a Noemi, Rute e ao povo de Belém. Ele estava preparando o cenário para a chegada de Davi... O nome Davi trazia consigo a esperança do Messias em um novo tempo de paz, justiça e liberdade, em que o pecado e a morte seriam vencidos. O livro de Rute abre as cortinas da esperança e aponta para Jesus”.
Sendo assim, se você, como...
• ...Noemi, afastou-se do povo de Deus, retorne imediatamente!
• ...Rute, precisa unir-se ao povo de Deus, faça-o imediatamente!
A história de Rute é uma grande história em poucos capítulos. Entretanto, extraímos extraordinárias lições para nossa vida, fé e caminhada rumo ao Salvador que quer transformar-nos! Quer fazer a máxima diferença? Deixe a Bíblia reger cada momento de tua existência!
• Alguém disse: “A maioria das pessoas quer mudar o mundo para melhorar sua vida. Quanto esforço mal empregado. Se tão somente se melhorassem a si mesmas, estariam melhor e também o estaria o mundo”.
Aceitar Jesus fez a diferença na vida de Rute! Aceite-O também de coração; então, teu viver será bem diferente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário