Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica: Êxodo 38
Comentários: Giselle Sarli Hasel
Neste capítulo, o escritor bíblico expande sua descrição sobre os móveis e as cortinas do átrio exterior. A primeira peça de mobiliário que se poderia ver neste espaço aberto seria o altar do holocausto [carnes totalmente queimadas]. Em seguida, o lavatório, em um dos lados. A cortina tecida de fios azul, púrpura e escarlate com linho torcido cercaria toda a corte exterior. O israelita comum só veria esses móveis exteriores, porque os sacerdotes eram os únicos autorizados a entrar nos lugares Santo e Santíssimo. Este mobiliário era especial, pois estava coberto de bronze reluzente. Porém, a beleza aqui não era somente estética. Em vez disso, o que acontecia no altar produzia um aperto no coração.
O tabernáculo foi projetado por Deus para a adoração. À luz disto, podemos aprender como enfocar corretamente a adoração hoje. A adoração para os antigos israelitas visava levá-los a refletir sobre o efeito de seus pecados e trazê-los ao arrependimento. Os sacrifícios, os rituais de sangue, o cheiro de carne queimada, tudo era profundamente emocional. O altar deveria ser uma lembrança dolorosa dos efeitos destrutivos do pecado e um lugar onde os pecadores poderiam ser restaurados através do sacrifício substitutivo.
A verdadeira conversão e transformação ainda começa com o arrependimento e uma compreensão de quem somos diante de Deus. Há temor e alegria – mas alegria profunda, não sentimentalismo superficial. Celebrar através do bater das mãos, dançar e regozijar-se, neste contexto, parece uma contradição. Um profundo exame de consciência enquanto nos aproximamos de Deus seria a atitude mais coerente com o modelo de adoração do santuário. A Igreja Adventista do Sétimo Dia é única em sua compreensão da mensagem do santuário e isso a diferencia na sua abordagem sobre o culto.
Giselle Sarli Hasel
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/exo/38
Nenhum comentário:
Postar um comentário