Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica: Gênesis 36
Comentários: Douglas Tilstra
Para o leitor moderno Gênesis 36 pode parecer um desperdício de espaço na Escritura. Por que tantos detalhes a respeito dos descendentes de Esaú (edomitas)? Na verdade, este capítulo nos ensina as atitudes adequadas que devemos ter com os demais filhos de Deus que não vivem e acreditam como nós.
É verdade que um dia a Babilônia e suas filhas adúlteras serão julgadas e destruídas (Apocalipse 17 e 18). Do mesmo modo, a linhagem da família de Esaú se opôs ao povo de Deus e enfrentou, por fim, o julgamento e destruição (ver Isaías 34:5, e todo o livro de Obadias).
Mas observe a atitude de Deus, nesse meio tempo, para a genealogia familiar de Esaú. Deus disse aos israelitas durante sua peregrinação no deserto que não lutassem com o povo de Esaú, não desejassem qualquer parte da terra que Deus havia dado a eles e pacificamente comprassem deles alimentos e água, porque eram irmãos de Israel (Deuteronômio 2:2-5).
Gênesis 36 lembra a Israel precisamente quem são seus irmãos separados. Este capítulo nos lembra que temos irmãos e irmãs desconhecidos que também são filhos de Deus, e recebem os Seus cuidados. Gênesis 36 chama a atenção para as palavras de Jesus: “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco.” (João 10:16)
Douglas Tilstra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/gen/36
Nenhum comentário:
Postar um comentário