Lições de Vida
Leitura Bíblica-I Coríntios 3
Comentários: Pr. Heber Toth Armí
Muitos pecadores aceitam a Cristo apenas mentalmente quando, corretamente, deveriam entregar-se totalmente a Ele num compromisso real e íntimo, o qual transformaria todo o estilo de vida.
Há dois tipos de crentes: O mundano/carnal e o espiritual. Augustus Nicodemus Lopes apresenta estes dois princípios:
• Espiritualidade tem a ver primeiramente com maturidade espiritual.
• A espiritualidade é o resultado do crescimento progressivo na graça de Deus.
O cristão envolvido em ciúmes, contendas, brigas e confusões, é carnal. Cristãos carnais gostam de “miojo espiritual”, “sermões fast food”, “caldinho ralo”; têm quem prefere “guloseimas espirituais”, o que agrada, alimentos que não nutrem, não sustentam – consequentemente estão fracos na fé ou doentes espiritualmente.
• Os crentes carnais agem com base nos sentimentos, impulsos, vontades, desejos; são regidos pela natureza pecaminosa, perversa. Diferentemente, os crentes espirituais são guiados pelo Espírito Santo.
• Os crentes mundanos são nascidos de novo (batizados), mas imaturos. Os crentes espirituais são maduros, estáveis. O Espírito Santo quer reger o crente no batismo, mas tem crente que não cresce!
Onde os membros são maduros a comunidade de pessoas vive em harmonia uma com as outras e, principalmente, baseiam-se na vontade de Deus, a qual é a união de Seu povo (vs. 1-8).
A igreja é a lavoura de Deus onde Ele planta os que são Seus, ou a construção de Cristo onde Ele edifica Seus discípulos. Contudo o inimigo intentará atrapalhar a plantação ou a construção de Deus. Não permita! Saiba que nenhum resultado é mérito humano, é de Deus; as pessoas querem a honra que pertence a Deus (vs. 5-15).
Fuja da inveja, orgulho e vanglória!
Se não estudarmos a Bíblia sob a guia do Espírito Santo seremos presas fáceis das meras opiniões ou entendimento limitado de falsos pregadores que ensinam heresias. Se não garimparmos a Bíblia pessoalmente com discernimento dado pelo Espírito Santo estaremos construindo a vida religiosa com materiais que serão consumidos pelo fogo do juízo.
Enfim, vamos ser cristãos maduros?
1. Considere teu corpo o templo do Espírito Santo (vs. 16-17);
2. Não seja arrogante, não se gabe, nem se orgulhe (vs. 18-21);
3. Fundamente tua vida em Cristo, edifique-se em Cristo e viva para glorificar a Cristo (vs. 10-11, 21-23).
2. Não seja arrogante, não se gabe, nem se orgulhe (vs. 18-21);
3. Fundamente tua vida em Cristo, edifique-se em Cristo e viva para glorificar a Cristo (vs. 10-11, 21-23).
A igreja não é a estrutura/edifício, é o cristão! Reavivemo-nos!
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
Comentários bíblicos dos livros do Antigo e Novo Testamento você encontra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário