Lições de Vida
Leitura Bíblica-I Coríntios 16
Comentários: Pr. Heber Toth Armí
Aquele que diz crer em Cristo, e não vive regido pelo Evangelho ensinado e aplicado por Cristo está crendo de maneira errada, perdendo tempo. A salvação real é vista na transformação real do coração resultando em mudança de vida.
Neste capítulo Paulo conclui sua primeira carta aos crentes de Corinto, o qual segundo Gordon D. Fee aborda:
1. Sobre as ofertas: Como fazer preparativos para ofertar (vs. 1-4) e os preparativos de viagem de Paulo e Timóteo (vs. 5-11).
2. Temas conclusivos: Exortações finais (vs. 13-18) e saudações finais (vs. 16-24).
Dentre as muitas lições, destacam-se:
1. Quando há igrejas afligidas, carentes, outras devem ser motivadas e orientadas a fazerem coletas de caridade (vs. 1-4);
2. A presença de um líder espiritual consagrado é fundamental numa igreja que precisa cuidados (vs. 5-9);
3. Líderes espirituais comprometidos não devem ser desprezados, ainda que como Timóteo, sejam bem jovens, ou como Apolo, tenham muitos compromissos (vs. 10-12);
4. Verdadeiros cristãos devem ser desafiados diariamente à prática da vigilância, fé (perseverança), amor, e aprender a valorizar, considerar e respeitar àqueles que trabalham para Cristo (vs. 13-18);
5. Por fim, após transmitir várias saudações, Paulo encerra o capítulo e conclui sua carta com estas palavras: “Se alguém não ama ao Senhor, perderá a bênção! Aguardem a vinda do Senhor! Por Sua graça, o Senhor Jesus está sempre de braços abertos para vocês. Eu amo todos vocês no Messias, em Jesus. Amém”.
As palavras finais são fortíssimas. Deixam qualquer cristão pensando/repensando. Elas resumem a teologia de todo o livro:
Os membros da igreja devem ir além da mera crença em Jesus, devem amá-lO; quem assim proceder amará também ao seu próximo. Os fieis devem ir além da crença do retorno de Cristo, devem aguardar Sua vinda. E, a graça de Cristo está à disposição de todo pecador para oferecer-lhe perdão.
As últimas palavras de Paulo exemplificam o comportamento esperado de cada membro do corpo de Cristo: Cada crente deve nutrir um amor divino por seu próximo. Isso resolverá o problema da igreja e unirá o corpo de Cristo.
Enfim, para que sejamos crentes reavivados, Paulo apela: “Fiquem de olhos abertos, sejam firmes na fé, compartilhem o que receberam, sejam corajosos e sempre ajam com amor”.
Reavivemo-nos! –
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
Comentários bíblicos dos livros do Antigo e Novo Testamento você encontra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário