João 9
Pr. Heber Toth Armí
Uma das coisas impressionantes da vida é a oportunidade de recomeçar. Deus nos dá esse privilégio diuturnamente. Mas é preciso aprender a enxergar cada situação com a teologia correta para interpretá-la positivamente.
O capítulo pode ser assim sintetizado:
1. Jesus cura um cego de nascença com cuspe e barro (vs. 1-12);
2. Jesus foi questionado por curar sobrenaturalmente no sábado (vs. 13-34);
3. Jesus revela-Se àquele que experimentou o poder de Deus (vs. 35-41).
As tragédias trazem grandes questionamentos ou, Deus é colocado no lugar de réu. Jesus mostra que é possível corrigir a teologia deturpada; Sua preocupação era mais por encontrar solução, do que um culpado.
Os olhos humanos fixam-se nas causas e consequências dos fatos, Jesus mostra que é possível focar nos resultados divinos diante das dificuldades. A conversão faz com que deficientes e sofredores deste mundo não sejam objetos de especulações e interrogações teológicas ou filosóficas, mas alvos de demonstrações do amor e compaixão de Deus.
“Em termos físicos, os fariseus possuíam visão saudável, mas, em termos espirituais, eram absolutamente cegos” (W. Wiersbe). Infelizmente, no cristianismo de muitas igrejas, as características dos fariseus e dos discípulos antes de serem cheios do Espírito Santo, predominam, não apenas entre os membros, mas também entre os líderes...
Você enxerga bem?
Sobre a cegueira dos fariseus, Charles Swindoll observa: “A cegueira deles seria cômica se não fosse tão trágica, e se seu exemplo não fosse tão influente”. Uma advertência: Satanás enreda à multidão moldando a liderança da religião.
Veja: O sábado foi abolido ou confirmado por Jesus? Fariseus modernos têm as mesmas dificuldades com o sábado que os fariseus antigos. Para uns, ele é cheio de regras – uma obrigação; para outros, caducou – desvalorização.
Observando atentamente atitudes e palavras de Jesus, percebe-se que, ambos os pontos de vistas estão equivocados.
As verdades importantes deste capítulo são: Jesus...
1. ...Acode aos indefesos da sociedade do passado e do presente; no presente Ele usa os verdadeiros crentes;
2. ...Acode aos inválidos física e espiritualmente;
3. ...Acode aos afetivamente rejeitados pelas pessoas mais próximas;
4. ...Acode aos social e espiritualmente excluídos.
Jesus é a luz do mundo para quem deseja enxergar e experimentar o amor divino. Ore: “Ilumina-me, Jesus, para que eu enxergue bem. Preciso ver. Amém”
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias você encontra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário