João 3
Pr. Heber Toth Armí
Este é o capítulo 1000 da Bíblia. Ele contém o versículo mais conhecido do Novo Testamento: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna” (v. 16).
Contudo, Doug Batchelor desafia: “Se você perguntasse a uma média de cristãos quais são os dois versos que precedem João 3:16, ninguém entre 50 pessoas conseguiria citá-los. A maioria se esquece de que esse verso imortal é a continuação de um pensamento encontrado nos dois versos precedentes” [leia-os na Bíblia].
“Nesses três versos, você tem em resumo a grande controvérsia inteira, o conflito cósmico entre a serpente e o Senhor” – Batchelor analisa. Jesus pendurado no madeiro é um símbolo da salvação pela graça representada no Antigo Testamento pela serpente de bronze pendurada numa haste(Números 21:4-9).
“É por olhar a Jesus na cruz que somos atraídos por Seu amor por nós. Ao olhar com fé para o sacrifício do nosso Redentor, somos salvos da picada da serpente” – concluiu Batchelor. Há muita teologia nestes versículos. Todavia, o relato é simples. João descreveu o diálogo que Nicodemos, um teólogo da época, teve com o Mestre Divino (vs. 1-21).
Interessante notar duas verdades absolutas de Jesus:
1. Quem não nascer de novo NÃO pode VER o Reino de Deus (v. 3);
2. Quem não nascer da água e do Espírito NÃO pode ENTRAR no Reino de Deus (v. 5).
Nascer da água é batizar-se; nascer do Espírito é renunciar-se a fim de ser guiado somente pelo Espírito. Nascer da carne é o nascimento natural, nascer da água e do Espírito é nascimento espiritual. Enfim, as coisas espirituais são incompreensíveis a pessoas carnais, e, no Céu não entrará ninguém carnal.
É preciso diminuir-se (humilhar-se), como João Batista, e até morrer para o eu para que haja lugar no coração para Deus (vs. 22-30). Além disso, é necessário saber que existem apenas duas inquestionáveis opções (vs. 31-36):
1. Crer no Filho de Deus, o que resulta em vida eterna; ou,
2. Ser rebelde contra o Filho de Deus, o que resulta na ira divina.
O grande conflito exige de nós uma grande decisão, que é individual; contudo, te sugiro a primeira opção. Aceitas?
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias você encontra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário