quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

João 20 Comentários: Pr. Heber Toth Armí


João 20
Pr. Heber Toth Armí

Quando o Evangelho é considerado insignificante, ou meras informações de eventos distantes, jamais exercerá o efeito pelo qual foi escrito.

Conquanto, “se nosso coração e mente não estiverem transformados, seremos como músicos tocando instrumentos desafinados, ou engenheiros trabalhando com computadores quebrados ou mal programados”, articulou Richard Lovelace.

Se, “nenhuma pessoa é tão vazia como a que é cheia de si” (como declarou Benjamim Whichote), então, vamos-nos esvaziar de nós mesmo a fim de encher-nos de Cristo. Aceitas?

João 19 nos dá a certeza da morte de Jesus, enquanto que João 20 nos dá a certeza de Sua ressurreição. A crucifixão mostra o amor de Deus pela humanidade; a ressurreição mostra o poder por trás desse amor!

Jesus não morreu em vão ou para impressionar com Seu amor. Sua ressurreição não deve ser apenas mera informação para nós de uma ação divina, mas poder de transformação. Sua ressurreição nos da “garantia de que Suas afirmações são verdadeiras e uma parábola viva do grande poder de Deus em nossa vida hoje” (John Paulien).

João parece ter o propósito de oferecer provas incontestáveis da ressurreição do Senhor da vida:

1. O túmulo aberto (vs. 1-2) – Havia uma grande pedra na entrada, e cem soldados de guarda;
2. A recuperação da mortalha (vs. 3-8);
3. A revelação de Jesus a Maria Madalena (vs. 11-18);
4. A aparição de Jesus aos apóstolos sem a presença de Tomé (vs. 19-24);
5. A segunda aparição de Jesus aos apóstolos, agora com Tomé presente (vs. 26-29).

Obviamente, na conclusão deste capítulo, João afirmou o claro objetivo pelo qual escreveu...

1. ...Confirmar Jesus como o Messias, o Divino Filho de Deus feito homem;
2. ...Apresentar Jesus como Salvador e Doador da vida a nós, seres mortais;
3. ...Levar os leitores e ouvintes do que foi escrito a crerem em Jesus como Salvador;
4. ...Mostrar o caminho da vida eterna.

Se Jesus ressuscitou de fato, “nenhum outro milagre é impossível. Qualquer coisa que Lhe peçamos pode ser feita, se for de Sua vontade... O próprio poder divino que ressuscitou a Jesus pode trazer vida e cura, mesmo nas situações humanas mais desesperadas” – comenta Paulien.

Então, creiamos e experimentemos agora o efeito da ressurreição em nossa vida. “Senhor, dá-nos vida espiritual vibrante. Amém!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

Cardiomegalia

  Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 25 de novembro Cardiomegalia Ao ver isso, você ficará radiante de alegria; o seu coração bate...