João 17
Pr. Heber Toth Armí
Gratuitamente, sem pegar fila, sem agendar, a oração é o meio mais eficaz de comunicar-se daqui da Terra com o Pai que está nos Céus. Jesus usou esse meio de comunicação, deixando-nos o exemplo.
Nesta oração mais elaborada, Jesus ora...
1. ...por Si mesmo (vs. 1-6);
2. ...pelos apóstolos (vs. 9-19);
3. ...pelos que creriam nEle – aqui Ele orou por mim e por você (vs. 20-26).
Sim! Aquele que possuía glória antes que existisse o mundo, agora estava de joelhos orando ao Pai (v. 5). E, ali, Ele incluiu-nos na oração cerca de 2000 atrás? Sim! (v. 20).
Nesta oração, mais do que orar pela consagração de Seus discípulos e dos futuros crentes, é Ele quem Se consagra em favor daqueles por quem o Seu sacrifício seria logo oferecido a Deus (vs. 19-20). Por isso, esta oração é classificada como sacerdotal.
A intercessão de Jesus visa à união da comunidade de crentes (a igreja), a qual prova a origem celestial de Cristo – aqui, mais uma vez, o amor é a maior prova da conversão genuína (vs. 21-26). O amor é o cimento que une pessoa a pessoa!
A Palavra (Escrituras Sagrada) é fortemente enfatizada nesta oração (v. 12); portanto, deve chamar nossa atenção:
1. “eles guardaram a Tua PALAVRA” (v. 6);
2. “lhes dei as PALAVRAS que Tu me deste” (v. 8);
3. “dei-lhes a Tua PALAVRA, e o mundo os odiou” (v. 14);
4. “Santifica-os na Tua verdade, a Tua PALAVRA é a verdade” (v. 17);
5. “Rogo... por aqueles que por Tua PALAVRA hão de crer em mim” (v. 20).
A oração deve estar vinculada à Palavra. Esta Palavra precisamos guardá-la no coração, recebê-la com atenção e praticá-la mesmo que não agrade ao mundo; pois é por meio desta Palavra que:
1. Podemos crer em Jesus;
2. Podemos alcançar a santificação.
A verdade revelada por Deus nas páginas das Sagradas Escrituras santifica nosso coração impuro! É preciso que empenhemos no estudo desta Palavra a fim de que sejamos santificados (reavivados/restaurados/reformados) por Cristo.
Existe um poder na Palavra de Deus que, aquele que permitir influenciar-Se por ela, experimentará seu efeito santificador.
A santificação de Cristo torna possível nossa santificação; contudo, para isso é indispensável examinar Sua Palavra com oração!
Você quer?
Imagens do Google
Curta e compartilhe:
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias você encontra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário