Marcos 15
Pr. Heber Toth Armí
Sábio não fala tudo o que sabe, mas sabe tudo o que fala. Neste capítulo Jesus falou apenas em dois versículos (vs. 2, 34). Quem fala demais é porque sabe pouco. O sábio só fala o essencial e ainda no momento certo. Vamos aprender mais com Jesus?
Segundo Matthew Henry, este capítulo pode ser assim divido:
1. Cristo diante de Pilatos (vs. 1-14);
2. Cristo é levado a ser crucificado (vs. 15-21);
3. A crucificação (vs. 22-32);
4. A morte de Cristo (vs. 33-41);
5. O Seu corpo é sepultado (vs. 42-47).
Jesus passou por isso sem merecer nada disso, nós é que pecamos e somos culpados de nossas transgressões, rebeldias e rebeliões para com nosso amoroso Criador. Destes acontecimentos destacaremos a citação sobre Simão Cireneu:
Este homem representa toda pessoa que procura a Deus, que deixa seu trabalho para celebrar culto ao Senhor. Preciosíssimas lições podem ser extraídas deste versículo, se estudado com oração. Observe:
1. O cristianismo apela para carregar a cruz, a qual é sinônimo de morte. Ninguém carregava a cruz para permanecer vivo, exceto Simão. Aliás, aquela cruz era de Simão e nossa também, mas Jesus a tomou sobre Si.
2. O cristianismo convida para participar da obra de Cristo; Simão representa todo bem-aventurado que participa dos sofrimentos de Cristo para, no fim, participar da alegria de Sua glória.
3. O cristianismo desafia a renunciar tudo para seguir a Jesus: honra, status, enfim, tudo. Simão representa aquele que enfrenta pressão por ser cristão e precisa de coragem para agir em favor de Cristo, que estava sendo humilhado, desprezado, escarnecido, etc.
O impacto da cena cruel marcou profundamente a vida do Cireneu, o qual levou a sua família a mensagem do verdadeiro evangelho. Seus filhos, Alexandre e Rufos, se tornaram ajudantes de Paulo na missão evangelística (Romanos 16:13). Portanto:
Cada pai deve preocupar-se em conduzir seus filhos a Cristo, mas isso só acontece quando Cristo impacta e transforma a vida do pai. Para isso é preciso que você...
1. Tome a tua cruz e siga a Jesus;
2. Tome parte da obra de Cristo;
3. Tenha coragem para agir na contramão do mundo.
Falemos menos, sejamos mais. Aja com discernimento e determinação. A entrega de Jesus visa nossa restauração!
Imagens do Google
Curta e compartilhe:
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias você encontra em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário