Miquéias 5
Pr. Heber Toth Armí
Este capítulo não só prediz a primeira vinda de Cristo, como também prevê o fim dos ímpios, para que haja paz universal na vida daqueles que se rendem ao Salvador. Embora a nação judaica O rejeitou, as predições que, inicialmente, se destinavam aos judeus, agora se aplicam a toda e qualquer pessoa que aceita a Cristo.
A profecia de Miqueias liga a primeira com a segunda vinda de Cristo. O texto pode ser assim dividido:
1. O primeiro advento de Cristo e Sua rejeição (vs. 1-2);
2. Intervalo entre o primeiro e o segundo advento de Cristo (v. 3-9);
3. O segundo advento de Cristo e Seus efeitos no mundo (vs. 10-14);
4. A implantação do reino de Cristo em todo o Universo (v. 15).
Remanescentes judeus e não judeus experimentarão as promessas cristocêntricas destas palavras proféticas como um só grupo. “Duas importantes qualidades desse remanescente fortalecido e abençoado”, explica Leo R. Van Dolson, “são as seguintes: 1) Assim como a água, eles refrigeram e umedecem o mundo ressequido e sem vida; e 2) têm força e poder reais no trato com as pessoas... A força do remanescente é espiritual”.
Desta maneira, o fiel e verdadeiro remanescente, experimentará, na prática, o poder do Espírito Santo: Reavivamento e reforma espirituais. “O grupo seleto e purificado [...] será como uma ilha num mar de povos. Eles serão como orvalho que vem do Eterno, como chuvas de verão que escapam à previsão do tempo, não sujeitas a conjecturas nem controle” (v. 7, AM).
O remanescente não rejeita a primeira e nem a segunda vinda de Cristo. O texto apresenta, claramente, uma cristologia clara, mesmo sendo do século VIII a.C. Ainda que a situação do povo de Deus seja desanimadora (v. 1), a presença do Messias traria solução para qualquer coração arruinado pelo pecado (v. 2); Ele é Salvador, Divino e Preexistente, que:
1. Embora tendo Suas origens desde os dias da eternidade, nasceria neste mundo;
2. Embora sendo Rei do Universo, se sujeitaria a nascer numa pequenina cidadezinha: Belém, Efrata.
Em Seu retorno em glória, ao assumir a total regência do mundo, “não haverá mais guerras. Nenhuma”. Ele também promete: “Vou acabar com o mercado negro da religião...” (vs. 10-15). Portanto... procure a religião verdadeira!
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:
http://moracao.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário