Meditação Diária
Advertências em Eclesiastes 5
Pr Cicero Ferreira Gama
E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu
poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é
dom de Deus.Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto
Deus lhe enche de alegria o seu coração.Eclesiastes 5:19-20
O capítulo de hoje apresenta algumas atitudes equivocadas a respeito da adoração e do uso de bens materiais. Todos os que desejam crescer no relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo precisam estar atentos a estas advertências.
A primeira advertência, “Guarda o teu pé…”, é sobre a adoração na igreja. Em outras palavras, seja cuidadoso, preste atenção na sua atitude diante de Deus. Muitas pessoas, nos dias de Salomão, iam ao culto no templo, lugar exuberante e magnifico que suscitava comunhão com Deus. No entanto, estes adoradores estavam louvando a Deus, orando, fazendo sacrifícios e votos sem uma sinceridade de coração. Quando isto ocorre, a adoração se torna superficial, hipócrita e presunçosa. Como diz o comentarista Warren Wiersbe “as ofertas nas mãos sem uma fé obediente no coração tornam-se sacrifícios de tolos”. De fato, somente um tolo pode pensar que é capaz de enganar a Deus.
A segunda advertência está relacionada com a atenção aos pobres. Segundo o texto, eles estavam sendo oprimidos justamente por aqueles que deveriam ajuda-los. Este triste fato não deveria nos surpreender, “não te maravilhes de semelhante caso” (v.8). Como vemos, o problema da corrupção está enraizado na natureza pecaminosa do ser humano. Como naqueles dias, hoje também há um clamor por justiça social.
A terceira advertência diz respeito aos mitos e futilidades dos recursos materiais. Muitas pessoa pensam que que o dinheiro é capaz de fazer qualquer coisa, que resolve qualquer problema e que traz paz de espírito. O dinheiro não é capaz de trazer satisfação plena, por que o coração humano foi criado para ser satisfeito apenas por Deus (Ecl. 3:11). Duas atitudes se destacam, no que se refere aos bens materiais, adquiridos pelos meios legais. Primeira, reconhecer que eles são dádivas de Deus (19); segunda, desenvolver a capacidade de desfrutá-los também como dádiva de Deus.
Levando em consideração estas advertências, lembre-se: “Deus quer encher seu coração de alegria” (20)!
Pr Cicero Ferreira Gama
Brasil
(adaptado)
Texto no blog mundial: http://revivedbyhisword.org/en/bible/ecc/5/
Curta e compartilhe: https://www.facebook.com/palavravivaeficaz
Um comentário:
É muito bom
Postar um comentário