Meditação
Diária-
Caminhando
com Jesus Cristo
Será que os seres humanos estão preparados para amar? Amar é
investir em outras pessoas, é dar aquilo que para você tem valor, que te
custará algo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna.” (João 3:16). Não existe maior exemplo de amor do que este, mas será que
somos capazes de fazer o mesmo?
Jesus
Exige Mais
George R.Knight
Ouvistes
que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos
digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que
vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; Mateus 5: 43, 4.
Em quanto, exatamente, nossa justiça precisa exceder a dos escribas e fariseus? (Ver Mateus 5:20.)Essa é a questão.
Desde Mateus 5:21 até aqui, Jesus tem estado a ilustrar a justiça " que deve exceder". E ela tem excedido ao extremo. Ele já nos disse que não devemos ter pensamentos de ódio e desejos pecaminosos, nem divorciar-nos com facilidade, e que nossos pensamentos e palavras devem ser puros. E definiu pecado de tal forma que ele se tornou mais do que um comportamento. Pecado inclui também pensamentos e motivações.
Nos versos 38 a 42 Jesus parece ter chegado ao clímax, dizendo que não podemos nos vingar daqueles que nos maltratam. Agora, nos versos 43 e 44, Ele vai mais além ainda.Para mim uma coisa é magoá-lo quando você me magoa; mas outra bem diferente é amá-lo quando você me trata injustamente e orar por você quando me maltrata e me persegue.
Jesus exigiu algo muito difícil. Como pode alguém fazer tais coisas?Não é normal.
Exatamente. Amar nossos inimigos não é normal, mas é uma atitude cristã, e nos próximos versos Jesus nos diz por que isso é cristianismo.
O parágrafo que menciona o amor aos inimigos está integralmente relacionado ao anterior, ordenando que não devemos usar retaliação. O primeiro parágrafo (versos 38 a 42) coloca o princípio em termos negativos, dizendo-nos o que não devemos fazer, enquanto o parágrafo que estamos considerando ( versos 43 a 48) o coloca em termos positivos, dizendo-nos o que fazer.
Aqui, nos versos 43 a 48, atingimos o ápice do que significa ser cristão: amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem.
Você já tentou fazer essas coisas? Você consegue, pela graça habilitadora de Deus, praticá-las em sua vida diária?
Em quanto, exatamente, nossa justiça precisa exceder a dos escribas e fariseus? (Ver Mateus 5:20.)Essa é a questão.
Desde Mateus 5:21 até aqui, Jesus tem estado a ilustrar a justiça " que deve exceder". E ela tem excedido ao extremo. Ele já nos disse que não devemos ter pensamentos de ódio e desejos pecaminosos, nem divorciar-nos com facilidade, e que nossos pensamentos e palavras devem ser puros. E definiu pecado de tal forma que ele se tornou mais do que um comportamento. Pecado inclui também pensamentos e motivações.
Nos versos 38 a 42 Jesus parece ter chegado ao clímax, dizendo que não podemos nos vingar daqueles que nos maltratam. Agora, nos versos 43 e 44, Ele vai mais além ainda.Para mim uma coisa é magoá-lo quando você me magoa; mas outra bem diferente é amá-lo quando você me trata injustamente e orar por você quando me maltrata e me persegue.
Jesus exigiu algo muito difícil. Como pode alguém fazer tais coisas?Não é normal.
Exatamente. Amar nossos inimigos não é normal, mas é uma atitude cristã, e nos próximos versos Jesus nos diz por que isso é cristianismo.
O parágrafo que menciona o amor aos inimigos está integralmente relacionado ao anterior, ordenando que não devemos usar retaliação. O primeiro parágrafo (versos 38 a 42) coloca o princípio em termos negativos, dizendo-nos o que não devemos fazer, enquanto o parágrafo que estamos considerando ( versos 43 a 48) o coloca em termos positivos, dizendo-nos o que fazer.
Aqui, nos versos 43 a 48, atingimos o ápice do que significa ser cristão: amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem.
Você já tentou fazer essas coisas? Você consegue, pela graça habilitadora de Deus, praticá-las em sua vida diária?
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