sábado, 30 de março de 2013

O fim da Lei - MD-Romanos 10:4.

Meditação Diária-
Caminhando com Jesus Cristo

Cristo, o Fim da Lei
George R.Knight

Porque o fim da lei é Cristo. Romanos 10:4.
 O fim da lei é Cristo, mas Ele não é o fim da lei. Afinal, Ele claramente afirma em Mateus 5:17 que não veio revogar a lei. Veio, porém, para colocar um fim no mau uso da lei entre Seus seguidores.

O mau uso da lei assume diversos aspectos. Teríamos descoberto um deles no texto de hoje, se tivéssemos citado o verso inteiro de Romanos 10:4. A passagem diz o seguinte: “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” No curso da história do cristianismo,  o povo tem tentado obter a salvação através da observância da lei. Paulo nos diz que a crença em Jesus põe um fim nessa maneira de pensar e agir.

Mas Jesus também colocou um fim em outras maneiras de pensar sobre a lei. Com toda sinceridade, os judeus haviam multiplicado re­gras e restrições. Eles queriam proteger a lei de Deus e certificar-se de que era observada perfeitamente. Com esse propósito, acharam que precisavam definir todas as coisas. Assim, quando a Bíblia dizia que não deviam trabalhar no sábado, eles tinham que definir o trabalho. Uma dessas definições tinha que ver com levar cargas.

O que era uma carga? A lei dos escribas concluía que levar uma carga era transportar “alimento de peso igual a um figo seco,... leite cm quantidade suficiente para um gole, ... tinta suficiente para escrever duas letras do alfabeto”, e assim por diante.

Eles gastavam horas argumentando sobre coisas como, por exemplo,  se era pecado um alfaiate carregar uma agulha espetada na roupa no dia de sábado, ou se as mulheres podiam usar broches ou uma presilha no cabelo no santo dia. Eles discutiam até se era permissível usar dentes postiços no sábado.

As definições eram inúmeras e abrangiam todos os aspectos da vida nos sete dias da semana. Essas pessoas eram os perfeccionistas originais.  Para eles, defender sua interpretação da lei era o centro da experiência religiosa.

Jesus não veio para revogar a lei, mas para dar um fim a todas as abordagens e atitudes para com a lei. Até a lei se transforma em boas novas nas mãos de Jesus.
(Texto de George R.Knight)
Outras publicações: http://www.cpb.com.br/

O andar em Cristo é mais do que dar passos naturais que estamos acostumados  a dar todos os dias. Caminhar em Cristo é ir além daquilo que estamos vendo. “Portanto assim como recebeste a Jesus Cristo o Senhor, assim andai nele” (Colossenses 2:6)

Nenhum comentário:

A VALIDADE DO SAL

  Devocional Diário - Descobertas da fé 3  de janeiro A VALIDADE DO SAL Se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Mateus 5:1...