terça-feira, 26 de março de 2013

O terceiro passo- MD- Mateus 5:17

Meditação Diária-
Caminhando com Jesus Cristo
O Terceiro Passo
George R.Knight

Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Mateus 5:17.

 Faz quase três meses que estamos caminhando com Jesus no Monte das Bem-aventuranças. Durante nossa caminhada, exploramos o caráter do cristão, nas bem-aventuranças de Mateus 5:3 a 12, e a influência do cristão, de acordo com Mateus 5:13 a 16.

Agora chegamos à parte mais longa do Sermão do Monte. Mateus 5:17 a 48 trata da justiça do cristão. Em certo sentido, isso é retornar para dar uma segunda estudada no caráter do cristão, mas dessa vez Jesus propositalmente trata do assunto no contexto do Antigo Testamento e do código legal judaico.

Os versos 17 a 20 podem ser considerados como uma introdução geral à opinião de Jesus sobre a justiça do cristão. Antes de entrar nos detalhes, Ele apresenta alguns princípios básicos. E os princípios que apresenta são os mais importantes do Novo Testamento.

A essência é que Jesus apresenta duas proposições gerais em Mateus 5:17 a 20. A primeira delas é que tudo o que Ele ensinará está em plena harmonia com o Antigo Testamento. Ele não vai contradizê-lo de forma alguma. Sua primeira proposição se encontra nos versos 17 e 18.

A segunda importante proposição de Jesus em Mateus 5:17-20 é que, conquanto Seus ensinos estejam em harmonia com o Antigo Testamento, estão em certa desarmonia com muitos dos ensinos dos escribas e fariseus, os quais eram muito bem aceitos pela população daqueles dias. Esse segundo ponto se encontra nos versos 19 e 20.

O restante do capítulo 5 de Mateus é um comentário ou extensão dos versos 17 a 20. De ponto em ponto, através de seis tópicos ilustrativos nos versos 21 a 48, Jesus afirma que aceita a lei do Antigo Testamento  mas rejeita a interpretação farisaica da mesma. Nesse processo, Jesus nos ajuda a ver significados mais profundos na lei e em sua natureza espiritual.

Uma pessoa nunca pode olhar para a lei da mesma maneira, depois de ter realmente compreendido o que Jesus está ensinando na segunda parte de Mateus 5. Prepare-se; Jesus está pronto para nos conduzir em um importante trajeto para compreender a profundidade e essência da lei de Deus.

(Texto de George R.Knight)
Outras publicações: http://www.cpb.com.br/

O andar em Cristo é mais do que dar passos naturais que estamos acostumados  a dar todos os dias. Caminhar em Cristo é ir além daquilo que estamos vendo. “Portanto assim como recebeste a Jesus Cristo o Senhor, assim andai nele” (Colossenses 2:6)

Nenhum comentário:

A VALIDADE DO SAL

  Devocional Diário - Descobertas da fé 3  de janeiro A VALIDADE DO SAL Se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Mateus 5:1...