A Medida Completa do Amor
A festa da Páscoa estava bem próxima. Jesus sabia que havia chegado a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Tendo amado os seus que estavam no mundo, agora lhes mostrou toda a extensão do seu amor. João 13:1, NIV (New International Version)
Até onde o amor se doa? O amor lava os pés dos discípulos.
Até onde o amor se entrega? Sabendo que Judas já havia feito um acordo com os líderes religiosos para vendê-lo por miseráveis 30 moedas de prata, Jesus lava os pés de Judas.
Contemple a Jesus, Criador do Universo, Senhor do mundo, colocando uma toalha ao redor da cintura, despejando água em uma bacia, inclinando-se para lavar os pés de homens pecadores, secando-os com a toalha. Percorrendo o círculo Ele segue atendendo um a um, sem pressa, sem pular nenhum. Suas mãos se movem suavemente, com firmeza; transmitem amor e consideração.
Os discípulos contemplam, atordoados. A consciência deles pesa: eles deveriam estar onde Jesus está. Quando eles entraram naquela sala do pavimento superior para a celebração da Páscoa naquela noite de quinta-feira, eles aguardaram um servo trazer a habitual bacia de água para lavar seus pés empoeirados. Mas nenhum servo apareceu, e cada um dos doze, pensativo em manter sua posição perante os demais, disse para si mesmo: “eu não serei aquele que fará o trabalho sujo”.
Eles esperaram. Ninguém se moveu. Só Jesus.
Jesus "mostrou toda a extensão do Seu amor", Ele demonstrou que o amor deixa de lado o orgulho da posição, a preocupação consigo mesmo, a ansiedade de parecer melhor do que alguém. O amor tira o terno e coloca o macacão. O amor suja as mãos.
Nós seres humanos, somos seres complexos. Fazemos pouquíssimas coisas por motivos totalmente puros. Em nossos atos mais generosos o eu sempre se intromete, mesmo dentro da igreja. Somos tão perceptivos com o que os outros irão ver, com o que irão pensar de nós.
Quantos de nós iremos praticar uma boa ação, se soubermos que ninguém no mundo ficará sabendo?
E mesmo se o fizéssemos, quantos repetiríamos para nós mesmos que Deus vê e toma nota para recompensar-nos?
Acredito que apenas quando o amor do Senhor Jesus inunda nossas vidas – apenas quando Sua vida se torna nossa – nossas boas ações podem se aproximar da pureza de motivos que o levaram a colocar uma toalha ao redor da cintura e lavar os pés dos discípulos.
Somente em Jesus, somente em Sua vida e amor, podemos agir como ele. Estando nEle passamos a agir como Ele!
ORAÇÃO
Ó Mestre da bacia e da toalha capacita-me a seguir o Teu exemplo. Enche-me com Teu amor e vida para que eu possa amar e servir como Tu fizeste.
Autor: William G. Johnsson
Nenhum comentário:
Postar um comentário