
Limpeza da Contaminação
Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!” Marcos 1:41, NVI.
Jesus quebrou a lei. Ao tocar o leproso, contaminou a si próprio – a lei exigia que Ele lavasse as suas vestes e se banhasse com água; Ele ficaria imundo até a tarde (Lv 15:7). Embora Jesus tivesse ordenado ao leproso recém curado que oferecesse os sacrifícios necessários para a sua purificação (ver Levíticos 14:1-52), Ele desconsiderou as mesmas exigências da lei.
Esta não foi a única vez que Jesus violou a lei cerimonial. Quando estava a caminho de casa de Jairo, uma mulher com um problema de sangramento veio por trás dele, no meio da multidão, e O tocou (Marcos 5:22-29). Devido ao seu sangramento, de acordo com a lei levítica, ela estava imunda e ao tocar em Jesus ela fez com que Ele também se tornasse imundo. Mas, como antes, Jesus ignorou as exigências da lei.
Alguma vez você já se perguntou por que nós, como cristãos, não precisamos mais seguir a essas leis acerca de contaminação e purificação? De acordo com aquelas leis, qualquer mulher que estivesse menstruada deveria ser separada da congregação – ela não deveria ir à igreja!
Por causa de Jesus. Ele é o único totalmente puro, o único em cuja presença a contaminação desaparece e a morte foge. Ele pode tocar o leproso ou a mulher com a hemorragia e não se contaminar, pois é o autor das leis do Antigo Testamento e também seu cumprimento.
A contaminação ainda é um problema para nós. Não a contaminação cerimonial associada à menstruação, ao parto ou a um sangramento. Nosso problema é bem pior. Estamos contaminados moralmente. Estamos manchados e poluídos em nossa mente, desejos e motivações.
Mas Jesus oferece purificação. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).
“Ao colocar a mão sobre o leproso, Jesus não sofreu nenhuma contaminação. Seu contato comunicou poder vitalizante. A lepra foi purificada. O mesmo se dá quanto à lepra do pecado - profundamente arraigada, mortal e impossível de ser purificada por poder humano. ... Quem quer que caia de joelhos aos Seus pés, dizendo com fé: "Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo", ouvirá a resposta: ‘Quero: sê limpo.’ (Mateus 8:2 e 3)” (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 266).
ORAÇÃO
Senhor. Hoje me achego à Ti suplicando: limpa-me, purifica-me, renova-me à Tua semelhança.
Autor: William G. Johnsson
Nenhum comentário:
Postar um comentário